segunda-feira, 28 de junho de 2010
Informação Com Capacidade
Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de Comunicação.
Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros.
Jornalismo é uma das carreiras mais concorridas do vestibular, com 72,4 candidatos por vaga na prova da Fuvest. Marcada pelo idealismo e pela paixão, a profissão fica a cada dia mais objetiva, devido à falta de tempo para produção de matérias e de espaço para publicar a avalanche de informações recebidas diariamente pelos veículos.
Isso não tira o glamour da profissão do jornalista, que tem como principal função informar a sociedade sobre o que acontece no mundo, por meio de jornais, revistas, TV, rádio e Internet.
A mídia digital é a principal responsável pela dependência das novas tecnologias que o jornalismo vive atualmente. O imediatismo, essencial à notícia, está cada vez mais "imediato", graças à web e aos modernos sistemas de transmissão. Felizmente, a nova economia também abriu na área um imenso e fértil campo de oportunidades profissionais, das quais os jornalistas já vêm tirando bom proveito.
O jornalista precisa ser curioso e persistente, ter bons conhecimentos de história, geografia, sociologia, antropologia e psicologia. Para o profissional bem preparado sempre há emprego.
As principais funções são investigar, colher informações, fazer reportagens, redigir matérias, editar artigos e escrever textos opinativos. O profissional pode coordenar serviços de comunicação de empresas e do governo, além de prestar assessoria a políticos e a artistas. Ele precisa ter muito bom senso e discernimento para distinguir o que é notícia relevante para o seu público daquela que tem menos importância, ou daquela que não é interessante.
O mercado de trabalho
O mercado de trabalho nas grandes cidades está muito concorrido, porém há um novo mercado, aquecidíssimo, onde o jornalista encontra boas ofertas: a Internet. Como não existem ainda profissionais especializados nessa área, eles estão sendo selecionados em redações tradicionais. Para trabalhar nos sites de conteúdo, de veículos on line e também de empresas, não basta ter conhecimentos de multimídia, é preciso muito talento e interesse pelos "bastidores" da web.
Infelizmente, os cursos de jornalismo ainda não preparam o profissional para esse novo mercado, mas já há bastante discussão sobre as necessidades e exigências profissionias do meio. Algumas universidades já estão incluindo matérias relacionadas ao assunto no programa dos cursos.
A profissão é reconhecida pelo Decreto 83284, de 13/03/1979. Os profissionais são representados pelos Sindicato do Jornalista e pela ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
O curso
O curso tem duração de 4 anos e forma profissionais generalistas. A especialização vem com o exercício da profissão ou com cursos de pós-graduação e complementares. Entre as disciplinas do currículo estão: antropologia, psicologia, sociologia, português, comunicação comparada, economia, ciências políticas, ética, comunicação de massa, fotografia, radialismo e telejornalismo.
Faixa salarial
O salário inicial fica em torno de 1.200 reais. Enquanto o salário médio de um jornalista é 3.000 reais.
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